Imagem capa - A prática oculta do BV! :( por Marcelo Schmoeller
Casamento

A prática oculta do BV! :(

Esse texto, escrito pelo Gleison da Mariee for Business é perfeito. Um dos textos mais incríveis que já tiver a oportunidade de ler sobre o assunto.

______________________________________


Não falo, não vejo e não escuto!


Esse é o comportamento acerca do BV no mercado de casamentos e hoje resolvi quebrar isso!


Se você está aqui lendo, sabe que o BV comanda uma boa parte desse mercado e atua na maioria das vezes no submundo, sem transparência, sem clareza, lá na espreita onde sem saber o cliente é induzido a fechar com fornecedores X ou Y por serem supostamente "mais indicados"!

Quero deixar claro, eu não sou contra o BV, (bônus de venda), inclusive é uma prática comum em muitos outros mercados, agora o fato é que a noiva quase nunca sabe que ele existe e aí mora o problema!

E no que resulta essa prática "oculta"? O mercado não cresce, sofre e não evolui. A noiva que muitas vezes sonha em contratar um profissional que segue e acompanha, já ama, acaba sendo induzida a fechar com outro porque esse que ela tanto admira não paga BV, simples assim.

E falo porque as noivas nos contam lá na @mariee_weddings e isso prejudica, trava, impaca o desenvolvimento e a livre concorrência!

Nada contra quem pratica, MAS TUDO CONTRA quem retrai o mercado e não é transparente com o cliente!

Quem está comigo há mais tempo sabe o quanto buscamos a liberdade, profissionalismo e resultados para quem acredita na gente e, sempre de forma crescente e positiva para o mercado também! O foco é te ensinar a servir o cliente e ser desejado, jamais tirar vantagem dele!

Trabalhamos para um mercado mais profissional, ético e focado em competição saudável, onde o cliente tenha liberdade de escolher pela qualidade, conexão e empatia e não porque é induzido!

Chega de falta de clareza! A gente está aqui para fazer não só o seu negócio como todo o mercado evoluir e levantar a bandeira da transparência é só o começo!

Se você concorda e quer fazer as suas noivas saberem que o BV existe, compartilha esse post e marca nos comentários outros profissionais. É para espalhar mesmo!

Gratidão!

______________________________________


Acreditem noivas. Isso é mais comum do que vocês imaginam. Considero Floripa, um "lugar tranquilo" sobre o assunto.. mas existe. Existe mesmo!!! E você noiva, pode estar pagando 5, 10 ou 15% mais caro na produção do seu casamento. Detalhe: sem saber que está pagando isso, porque tudo acontece, "no escuro". :(


Vou contar uma história que aconteceu comigo.. lá em 2010, quando eu comecei a fotografar uns "casamentos mais bacanas"!!! Olha que loucura..


No email: PEDIDO DE ORÇAMENTO.

No corpo do email: Os detalhes do casamento e no final.. "CONSIDERAR BV DE 15%".


Respondi. Falei que pagaria a "comissão" e marquei a reunião, com a produtora/cerimonial e noivos. Na época, o Marcelo aqui, não tinha tanta experiência e "malícia".. acabei não pegando o contato dos noivos e fiquei apenas com o contato de cerimonial. Grande erro. Fica a dica para todos os amigos fotógrafos, peguem o contato dos noivos!! õ/


Na época, nos reunimos na minha casa.. sim, minha casa era meu escritório!! Conversamos, acertamos os detalhes.. os noivos amaram tudo que viram e "fechamos" o casamento. WOW. NUM LUGAR DOS SONHOS. Literalmente!! Até hoje, não consegui fotografar nesse local, para vocês terem idéia!!! ENFIM.


O contrato, foi feito no nome dos noivos. Mas o principal contato, era da cerimonial. Email, telefone. TUDO, era da cerimonial. OK, fiz mesmo assim. Porque pra mim, fotografar naquele local, seria sensacional!!! :)


Mandei o contrato e na clausula de pagamento, estava:

- CONSIDERAR UM ACRÉSCIMO DE 15% NO VALOR DO CONTRATO, REFERENTE BV POR INDICAÇÃO


25 minutos depois do envio do email, recebo a resposta que aquilo ali (isso ai em cima), não poderia estar no contrato e que isso, seria um "acordo nosso". Ué, um acordo nosso? Quer dizer que eu vou ter que tirar 15% do meu pacote, para pagar pra você? Meio estranho. Enfim.


Respondi que acho justo pagar o que ela pediu, mas.. mais justo, os noivos saberem que estão pagando por isso. Né não??


DOIS DIAS DEPOIS, a resposta que recebi foi: OS NOIVOS OPTARAM POR OUTRO FOTÓGRAFO!!! PODE LIBERAR A DATA, QUERIDO!!!


Vocês nem imaginam como fiquei. P... DA VIDA.


Detalhe. Alguns meses depois.. por obra divina.. vi as fotos do casamento no site do(a) fotógrafo(a) e foi um dos casamentos mais incríveis que já vi. Agora, imagina comigo.. 15% de 8 mil.. não é nada (acredito que tenha sido mais ou menos esse o valor na época do fotógrafo!!) Mas agora, imagina 15% de 50, 60, 100, 200, 300 mil de um casamento inteiro?? O quanto você, noiva poderia economizar? Loucuragi tudo isso né? :( E mais uma vez vou dizer: ACONTECE!! :(


Como falei lá em cima.. eu considero Florianópolis um lugar bem "tranquilo". Pelo menos por aqui, NUNCA.. nenhum cerimonial/produtor me pediu comissão. E se um dia pedir.. eu PAGO, pago sim!! Desde que os noivos saibam que estão pagando por isso!! Simples assim.. õ/


Infelizmente não existe dica que possa dar para lhe tirar dessa fria. A "coisa" acontece no escuro mesmo. Rezo para que vocês noivos não caiam em mãos erradas.. e que possam ter um casamento lindo e perfeito.. do jeito e com os profissionais que sempre sonharam!! õ/


Qualquer dúvida, podem me escrever. Estou sempre sempre por aqui!!! :)