Imagem capa - CANON EOS R! por Marcelo Schmoeller
Fotógrafo

CANON EOS R!

A foto acima de entrada, resume bem a minha felicidade de estar fotografando com esse novo equipamento da Canon.. a EOS R!! :)


Antes de mais, queria muito dizer para todos aqui, principalmente a quem mais interessar este post.. que eu não sou e nunca fui um cara muito ligado a quantidade de pontos de foco que uma câmera tem ou a quantas fotos uma máquina faz por segundo.. não. Não sou destes. Sou bem prático e não uso nem um terço das coisas boas que uma câmera sensacional.. pode oferecer. USO O QUE É BOM E DA CERTO PRA MIM e vou dar a minha opinião.. em cima disso!!! Se por um acaso, você que leu o post, ficar com alguma dúvida.. pode me escrever!! :)



Porque não migrou para outras marcas??

Essa aqui é a pergunta mais fácil de responder. Até queria migrar para outra marca, antes do surgimento dessa que é a primeira mirrorless "profissional" da canon.. coloquei todos meus equipamentos a venda.. entrei em negociações.. mas parei, porque "meu dinheiro não é lixo" hahaha. Simples assim. Equipamento custa dinheiro. CUSTA MUITO DINHEIRO.. e não é porque ele é usado, que vale menos da metade.. fiquei com dó de vender lente boa, incrível.. porque os interessados apenas me pagavam o que eles realmente achavam que era bom (no caso, para eles).

Sorte que a Canon, veio para me salvar!! õ/


Ela realmente é boa?? Se arrependeu da troca??

SIM. Ela realmente é muito boa e não me arrependo de maneira alguma da troca. Tenho colegas que não ficaram felizes com o resultado em algumas situações.. e falarei aqui!!!


 Gosto de falar assim para os amigos que usam Canon.

Ela é MUITO superior que a MarkIII e superior.. que a MarkIV. Tenho as duas também e posso falar isso com certa propriedade!!


O começo, pode ser um pouco "doloroso".. porque é um sistema novo e tudo que é novo, necessita de adaptação. Precisei de dois ou três casamentos para dizer: OPA, isso aqui é bom mesmo!!!! hahaha!!



Quais as situações que alguns colegas não gostaram?

Eu uso muito a 50mm e a 135mm para as cerimônias. Para os retratos, gosto da 35mm e 50mm. EU, MARCELO.. por usar essas lentes com "mais zoom".. ok!! Mas para quem usa, abaixo disso.. é perceptível que tem algo "estranho".


Primeiro teste com a 35mm.

Canon 35mm 1.4L


100% de ZOOM (nitidez ok, "recorte".. OK)

______________________

Segundo teste. Com a 17-40mm f4L. Onde o "probleminha" aparece!!!

Canon 17-40mm 4L


100% de ZOOM (nitidez ok??, "recorte".. NÃO OK!!!)


ME PARECE, que o fundo.. se junta com o "foco principal" e isso acontece, em praticamente TODAS AS FOTOS. Pode aumentar a abertura, pode ser feito o que for.. o fundo e o "foco principal" parece ser a mesma coisa. :( De primeiro momento, apavorei. APAVOREI e muito.. porque não é um equipamento barato e teoricamente, teria que ser melhor que os últimos lançamentos que a Canon fez. Né? Mas ai, mantive a calma.. e fui fazendo testes e mais testes.. até que imprimi uma foto, no tamanho de um álbum 30x60cm.. que é o que mais faço por aqui.. e cheguei a seguinte conclusão!!


QUEM VAI VER ISSO.. É APENAS NÓS.. FOTÓGRAFOS. Na impressão.. parece ser até melhor que qualquer uma outra máquina que já fotografei. hahaha!! 


"PROBLEMA RESOLVIDO"


E o foco Marcelo, é bom?? Mesmo com o adaptador, fica legal??

SIM. O foco realmente é um absurdo. Mas precisa de uma certa adaptação.. porque lembre, o sistema é novo!! No começo, me perdia um pouco. Mas agora.. é só alegria!!!!


Foca no claro

Foca no escuro

Foca na neblina

Foca no contra luz

Foca onde quiseres!


E olha que EU, MARCELO.. uso o FOCO CENTRAL. SIM, FOCO E MONTO A FOTO!! Não me julguem..


E funciona muito bem com o adaptador. Na minha humilde opinião.. leva uma pequena vantagem no foco da MarkIV.. e quem já usou a MarkIV, sabe que uma pequena vantagem no quesito foco.. é uma coisa digamos... absurda!! :)


Já, com as lentes RF.. ai o esquema é mais louco.. e foi onde vi, que todo o investimento valeu a pena!! 


Canon 50mm 1.2 RF


100% Canon 50mm 1.2 RF


Existe algum outro ponto que você ainda não se acostumou??

Sim. O Flash. Acredito que eu ainda esteja em uma adaptação e vai chegar a hora.. que "VAIIIIII". Ainda não chegou. Acredito que pelo sistema, a coisa fica lenta.. não era tipo na MarkIV que tu clica e vai.. é diferente. Bem diferente.. mas acredito que seja costume.


Em contrapartida, mesmo sendo "mais lento".. não perdi nenhuma foto que gostaria. Mas que é diferente.. é!!! Não sei se deixei a entender!! ahhaha :)


Outro ponto, que acredito que poderia ser melhorado.. é o esquema de seleção de foco. O mesmo, só pode ser feito pela "tela".. com toque. Não existe um "joystick" para seleção do foco, quando usado "no olho". Isso faz uma certa falta!!!


O que te deixou mais feliz?

O sistema mirrorless. Pra mim, o grande diferencial é: VER A FOTO PRONTA!! Teoricamente.. isso iria me fazer fotografar menos. Mas não.. hahahaha. Me faz fotografar muito mais.. com a diferença de.. ter mais fotos incríveis. Isso hoje, é o principal motivo da minha felicidade!!!


Sem falar do foco!! 


Sem falar da tela retrátil. Nunca mais precisei deitar no chão para conseguir um ângulo diferenciado!!



E você? Pensando em trocar de equipamento?? Se ficou alguma dúvida, pode me escrever!!! :)