Imagem capa - Camera x Celular! por Marcelo Schmoeller
EquipamentosFotógrafo

Camera x Celular!

Marcelo, nós viajamos muito e estou a procura de uma câmera para fotografar, qual me indicas? Tem alguma em especial que você goste? Mas tem que ser pequena tá? Porque usamos apenas para viajar!! :)



Essa é uma das perguntas que mais recebo, seja de amigos.. ou noivos!! 


Eu, Marcelo.. sou fotógrafo. Ando com a maquina pendurada no corpo praticamente 4 dias por semana a trabalho. Quando viajo, o que menos quero levar são os equipamentos, pois quero curtir a família, os momentos e se eu tiver com uma maquina.. já era, me conheço muito bem!!! Por este motivo, sempre investi em um bom celular.. pois ele supre bem todas as minhas necessidades!!


Falando em necessidades, antes de adquirir um equipamento.. é sempre bom ver o que você gosta em uma fotografia, para dai.. pensar em qual câmera e lente comprar. Vou citar um exemplo: AH Marcelo, eu gosto daquelas fotos com o fundo bem desfocado.. que máquina e lente eu preciso ter? Não sei se consegui ser claro!!


Se o seu objetivo for o fundo desfocado, indico uma maquina que tenha uma lente com abertura 1.8 (lente essa que por muitas vezes é mais baratinha).. pois não faz muito sentido você, "pessoa normal".. ter uma lente com abertura 1.2, que custa o "olho da cara" e também é maior, saindo daquele objetivo inicial que é "uma máquina pequena para levar nas viagens".


Um kit bacana, com uma máquina e uma lente 1.8, vai sair em média.. uns 3.500, 4.500 reais. Lembrando, que esse kit é para você apenas ter uma foto "desfocada".. para outros fins, você precisara de outra lente.. aumentando dai, esse valor!! Isso quer dizer, não faz muito sentido.. quando você pode ter outros meios para conseguir a mesma foto sem muito "esforço".


Aonde quero chegar!!


A tecnologia está ai ao nosso favor!!! :)



Como falei lá em cima, sempre tento comprar um bom celular. Sou fã da Apple, todos sabem disso.. e o meu xódo, é sem sombra de dúvidas.. o queridinho Iphone!!! 


Como tenho parentes que moram nos EUA e vou frequentemente pra lá visitar, fica "tranquilo" de trocar de iPhone. Pois os preços cobrados aqui no Brasil.. são surreais. Nunca teria um iPhone, pelo preço cobrado por aqui. Me recuso. Mas lá, fica tranquilo. Por exemplo: esse ano, vendi meu celular antigo aqui por 3.200 e comprei o novo lá, por 4.200. Ou seja, gastei 1.000 para adquirir um celular mais atual e novo.. fazendo sentido a compra!! :)


E vou dizer, que compra! Quem acompanhou o Instagram do meu filho.. sabe do que estou falando!! Só deu ele nas fotos!! :)


O celular faz exatamente TUDO que uma máquina com 3 lentes faz, com o plus de "CABER NO BOLSO". Sério, é incrível para quem quer apenas viajar e ter fotos bonitas.. com a praticidade. Obvio que, saber usar as funcionalidades, deixa tudo mais fácil!!


Antes, eu tinha o iPhone X.. que já era sensacional e os caras da apple, incrivelmente, conseguiram melhorar ainda mais!! :)


Três mudanças que achei surreal:


O modo retrato. Modo esse, que deixa o fundo "desfocado".

Não poderia ser melhor para o "uso" não profissional. EU, Marcelo, vejo algumas pequenas falhas no recorte, mas você.. "pessoa normal".. não vai ver isso. Sério, é fora de série!! No novo iPhone, além do modo tradicional de retrato, tem um adicional de ter uma modo retrato com uma lente que "abre mais".. virou meu novo xódo para os retratos. Abaixo, uma foto nessa função!



Modo noturno. Para fotografar durante a noite!

Assim como nas máquinas profissionais... o novo iPhone, veio com "alguns segundos de exposição".. tudo automático, você não precisa "acionar" nada para fazer. O único segredinho é ter a mão firme e não tremer na "contagem" que o celular faz. Você deixa a noite, dia.. é muito bacana também!!! :)


Ps: eu nunca conseguiria esse resultado abaixo, com um iPhone X. Por exemplo!



E o modo "grande angular". Abre tudo a sua frente!!

35 pessoas para uma foto e não cabe todo mundo? Sem problema. É só clicar no 0.5. Quem já tem, vai entender! Abre muito e você pega TUDO!!!


Ps: Na foto abaixo, estou a menos de um metro do Vinicius e essa girafa ai, tem mais ou menos uns dois andares de altura e a lente, conseguiu capturar tudo!!!


Outra diferença.

Senti que o modo retrato ficou mais "rápido". No iPhone X, achava um pouco lento para "focar" e fazer a foto. Hoje, não.. é bem rápido e com sorte, você consegue até fazer a foto, no modo retrato.. com a pessoa em movimento!!



Todas as fotos que coloquei ai acima, eu conseguiria facilmente com uma máquina fotográfica.. com a diferença de "precisar trocar de lente" em todas elas!!


Agora, imagina comigo!


Abre a mochila, monta a maquina.. coloca a primeira a lente e fecha a mochila.. faz a foto com o fundo desfocado usando, por exemplo, uma lente 50mm 1.8 e no mesmo lugar, você quer fazer uma foto mais aberta.. para pegar o visual inteiro.. abre novamente a mochila, troca de lente.. fecha a mochila e faz a foto. Ai, você vai para um outro lugar e guarda tudo. Depois, abre tudo novamente.. faz as fotos e guarda tudo!! Sem sentido para você, que não é profissional né? :)


Isso acima.. hoje, pra mim não faz sentido. Pode não fazer sentido pra mim, que trabalho com fotografia e para você, fazer sentido porque gosta de fotografia. Cada caso é um caso e precisa ser "averiguado". Uns 80% dos fotógrafos que conheço, pensam da mesma forma que eu.. outros, ainda gostam de levar a máquina e fotografar tudo. Como falei, cada caso é um caso..


O mais importante é não deixar a fotografia morrer!! Sem sombra de dúvidas!!


Qual a sua opinião? Escreva ai pra nós!!


Segue mais algumas fotos feitas com o iPhone ai pra vocês!







Espero ter ajudado de alguma forma!!